Se você é daqueles que acha que o logotipo da sua empresa pode ficar um pouquinho, mais um pouquinho, uma aumentadinha só para ficar MAIOR… CUIDADO!
Quantas vezes você mandou modificar o layout e acabou aprovando a primeira versão? A final você é o cliente e está pagando! Correto? Então, pense comigo, se está pagando é porque precisa de alguém qualificado, não é? Preste atenção, aumentar o logo não significa visibilidade no mercado, nem garante o aumento do número de clientes potenciais. Ao contrário, pode acabar confundindo e poluindo a imagem do seu produto ou empresa e o resultado pode ser pior que o anonimato.
Encontramos um vídeo bem interessante que mostra como uma simples mensagem pode se transformar num Frankenstein da comunicação.
Vivemos em um mundo onde a propaganda, as formas, os sons , imagens e cores estão por toda a parte. Seja no mundo real ou digital, nos deparamos a todo o momento com sites onde a informação aparece: piscando, pulando e indo de um lado ao outro. A informação aglutinada para dar conta dos anseios dessa “nova sociedade digital” em se manter informada é o que mais vemos na rede.
“Temos verdadeiro pavor de expor nossas idéias de forma clara e direta por julgarmos que, agindo assim, os outros vão achar que somos simples”
Em alguns casos fica complicado fugir desse amontoado de textos e imagens, como em portais, zines, intranets, etc… Em outros momentos, podemos minimizar o efeito “carregado” optando por soluções mais simples.
Como sabemos, muitas pessoas não ficam envolvidas pela propaganda. E mesmo quando ficam, por quanto tempo prestam atenção? Trinta segundos? Dez? Cinco? O melhor que um anúncio pode fazer é comunicar uma única e breve idéia, e na era da internet – quando as pessoas podem ir até sites buscar informações adicionais que precisam – e loucura falar mais do que isso. Só porque você tem muito a dizer não quer dizer que seu público vai querer prestar atenção em tudo. Faça o seu melhor para estabelecer um simples e único ponto.
De acordo com Roger Cahen, no livro – Tudo o que os gurus não lhe contaram sobre Comunicação Empresarial, o problema é que, “temos verdadeiro pavor de expor nossas idéias de forma clara e direta por julgarmos que, agindo assim, os outros vão achar que somos simples – no sentido de simplórios ou bobos. Assim, clareza, simplicidade e transparência vão ficando cada vez mais raras. E o autor continua: “Acredito que a verdadeira beleza está na simplicidade, nitidez e transparência – seja de formas, seja de idéias”.
Faça o seu melhor para estabelecer um simples e único ponto. Faça isso com inteligência e, com a exposição necessária, você pode conseguir.
Para começar, que tal seguir a máxima “MENOS É MAIS”?
_________________________________________
Referências:
Cahen, Roger. Tudo o que os gurus não lhe contaram sobre Comunicação Empresarial. Editora Best Seller , 11ª Edição, 2007.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.