A gestão da qualidade há muito não se limita apenas ao produto em si, mas, sim, ao conjunto sistêmico dos processos internos interrelacionados que circundam a organização. Do chão da fábrica ao núcleo estratégico, os controles de qualidade estão presentes como foco central para o aumento da força competitiva da empresa. Assim inúmeros controles de processos, indicadores de desempenho, auditorias de qualidade, pesquisas por amostragem e ações corretivas foram desenvolvidos. O problema é que muitos desses controles ainda são feitos de forma rudimentar, até em planilhas de Excel, o que compromete os resultados do gerenciamento e a própria gestão da qualidade. Mas como mudar essa realidade? Pois hoje você vai descobrir o que é e por que um software comercializado no modelo SaaS é o segredo para a otimização dos seus controles!
Antes de mais nada, porém, precisamos dar uma olhadinha no que é SaaS. Pois essa é a sigla para Software as a Service ou, em português, software como serviço. Trata-se de um sistema que permite que você tenha acesso aos mais importantes aplicativos do mercado, sem a necessidade de gastar rios de dinheiro com infraestrutura. Em vez disso, paga-se apenas uma mensalidade para ter acesso ao sistema alocado em nuvem, incluindo suas atualizações, seu suporte e o devido treinamento. Pronto para saber por que já passou da hora de abandonar as planilhas de Excel e dar o primeiro passo para a modernização da sua empresa? Então confira:
Rapidez no acesso aos dados
Bons softwares de gestão da qualidade possibilitam um armazenamento ilimitado em banco de dados, a aquisição apenas dos módulos que realmente interessam a empresa e a possibilidade de acesso a partir de qualquer equipamento com sinal de internet. E essa flexibilidade extrema é uma característica que certamente potencializará seus resultados, além de garantir muito mais rapidez no acesso às informações necessárias. Afinal de contas, o trabalho é muito mais rápido e produtivo quando, em vez de perder longas horas pesquisando dados na base do Ctrl+L do Excel, é possível contar com um moderno software de gestão de qualidade em ambiente web, com ferramentas de busca avançada e dinamismo no tratamento dos dados. A lógica é bem simples, não concorda?
Integração com ERPs ou sistemas de BI
Os melhores softwares de gestão da qualidade são totalmente integráveis ao sistema de gestão empresarial (ERP) da organização, o que elimina os retrabalhos que frequentemente surgem para quem ainda faz controles em planilhas de dados e tem a árdua missão de transferir as anotações para outros sistemas, de forma manual. Outra vantagem extremamente importante da implantação desses softwares é que todos os dados coletados podem ser automaticamente direcionados para uma solução em Business Intelligence (BI), o que permite gerar relatórios, gráficos, diagnósticos de eventuais problemas e indicações automatizadas de melhorias. Acredite: essa unificação de sistemas influencia diretamente na eficiência de seus controles de qualidade.
Controles mais eficientes
As principais vantagens do controle de qualidade incluem a otimização de processos, a redução de custos, a ampliação do potencial de captação e a fidelização de clientes, além de fortalecer a marca e aumentar a produtividade. Estamos falando aqui sobre itens essenciais à sobrevivência da empresa, que, portanto, devem ser analisados com prioridade, cuidado e investimento em melhorias. Nesse cenário, uma solução em gestão da qualidade funciona como uma espécie de bússola ao empreendedor, mostrando a relação de causa e efeito de falhas em processos e, por consequência, ampliando seus níveis de eficiência.
Proteção à integridade dos dados
Já pensou que registros feitos no Excel podem ser alterados por engano, perdidos ou até mesmo facilmente roubados? Por sua vez, um software comercializado no modelo SaaS aloca seus dados em nuvem, protegendo-os por meio de sistemas criptográficos semelhantes aos usados por instituições financeiras. Isso sem contar que o sistema realiza backups periódicos e atualiza antivírus automaticamente, tudo em nome da segurança das informações da empresa.
Aumento da produtividade
Controles mais claros, acesso mais rápido e tomada de decisões mais assertiva: todas essas consequências vindas do uso de softwares de gestão da qualidade no formato SaaS culminam no aumento da produtividade e no alcance do nível de excelência que sua empresa busca atingir. Melhor que isso é até difícil imaginar, não é mesmo?
Compreendeu a diferença entre tratar os processos de sua organização por meio de simples planilhas ou gerenciá-los com poderosos sistemas automatizados? Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui! Compartilhe seus questionamentos conosco!