Blog
Melhoria contínua

Entenda o poder da comunicação eficaz nas empresas

Por: Qualyteam

13 jun 2011 • 4 min de leitura

Este é o último post desta série: “Comunicação nas Empresas” e conto com algumas dicas infalíveis para tornar a comunicação poderosa e eficaz. Mônica Larissa Pereira é formanda em Publicidade e Propaganda e propõe o “Modelo dos quatro elementos” como ferramenta importante de comunicação nas empresas.

Por Mônica Larissa Pereira

O mercado exige cada vez mais peculiaridades e capacitações do ser humano, sendo a forma como nos comunicamos a ferramenta mais importante no processo de expansão das organizações em todo o mundo. Comunicar é algo simples, é pôr em comum. A dificuldade desse processo é ter eficácia da comunicação. O que você espera como resultado quando você faz a sua própria comunicação? Você quer que as pessoas ignorem a sua informação, leiam e sigam em frente, leiam e retornem com um feedback positivo, elogiem sua atuação e você, que repliquem sua informação e que seu projeto e você fiquem famosos? Ou você quer que as pessoas mudem de idéia e de comportamento. Que elas sigam e reajam em relação àquilo que você está comunicando?
A clareza e a certeza de que se foi entendido, representam um dos pilares de um projeto bem sucedido
Comunicação eficaz é aquela que transforma e que muda a atitude das pessoas. Se a comunicação apenas muda as idéias das pessoas, mas não muda suas atitudes, então a comunicação não atingiu seu resultado. Ela não foi eficaz. A clareza e a certeza de que se foi entendido, representam um dos pilares de um projeto bem sucedido e essa sempre foi uma das principais preocupações de todas as empresas. Varias são as vezes que apenas informamos e não formamos a idéia do que queremos que a outra parte faça. Existem algumas ferramentas e regras que ajudam na conscientização sobre o próprio nível de comunicação. Vou apresentar o “Modelo de Quatro Elementos”, comprovado e aplicado por Philip Walser, sócio de empresa BrasilEuro Business Solutions. Os quatro elementos são: “Framing” – “Advocating” – “Inquiring” –“Illustrating”:
  • Framing: é definir o tema a ser abordado durante uma conversa logo no começo. Pode ser necessário redefinir o tema durante o andamento (“Re-framing”), mas deve-se evitar que a conversa vá para lugares distantes que não têm nada a ver com o assunto.
  • Advocating: é explicar o seu próprio ponto de vista de forma clara e objetiva, não deixando de lado os porquês deste ponto de vista, ou seja, não engolir sapos, mas mencionar os valores que são à base deste seu ponto de vista.
  • Inquiring: até mais importante do que esclarecer o seu, é importante entender o ponto de vista do outro. Isto se faz através de perguntas benevolentes que não tem o objetivo de interrogar.
  • Illustrating: é resumir os diversos pontos de vista, procurar pontos em comum, colocar assuntos polêmicos na mesa, visando uma solução sendo flexível e contando com a flexibilidade do outro, diminuir complexidade para focar o que realmente está no centro da conversa.
Observar, ouvir e dar importância para o outro é determinante para a eficácia da comunicação.
De qualquer forma, a comunicação começa pelos sentidos (visão, audição, tato, olfação e gustação). Uma maneira prática de identificar a forma como uma pessoa está pensando é prestar atenção às palavras que ela utiliza, pois nossa linguagem está repleta de sinais, gestos, posturas e palavras baseados nos sentidos. Observar, ouvir e dar importância para o outro é determinante para a eficácia da comunicação. É preciso abandonar a ilusão de que há solução fácil ou improvisada na construção de métricas que avaliem nosso trabalho. Não se deve supor que a outra parte entendeu, ou julgar que já deveria entender a mensagem. O que deve ser feito para que a comunicação seja adequada, é investigar se a outra parte compreendeu a mensagem. Leia também _____________________________________ ]]>

Compartilhe

Qualyteam

13 jun 2011

Leia também

Eventos

A Qualyteam é o primeiro Hub da qualidade no Brasil

A Qualyteam surgiu em 2008 com um propósito forte: proporcionar para as empresas uma ferramenta para facilitar os processos de um SGQ.  Assim surgiu o Software Qualyteam e todos os seus módulos: Com esses produtos, fizemos muito pelo mercado, reconhecimento que se refletiu em nossos números. O Software Qualyteam tem: Foram 16 anos intensos. Trabalhamos […]

Certificações ISO

ISO 10019: como selecionar consultores de SGQ

Muitas empresas buscam o apoio de consultorias para a implantação, otimização e evolução do SGQ, e não precisamos enumerar as várias motivações que as levam a isso. Selecionar consultores, no entanto, pode ser um desafio à parte. Novamente, a ISO vem em nosso auxílio, com a ISO 10019. Você já leu essa norma? A ISO […]

Ferramentas da Qualidade

ISO 10004: diretrizes para monitoramento e medição da satisfação do cliente

O monitoramento e a medição da satisfação do cliente são uma exigência para o SGQ que segue a ISO 9001. Muitas organizações têm dificuldade de construir um sistema para tal fim. Mas a própria ISO tem uma norma com diretrizes para você se orientar: a ISO 10004. A ISO 10004 é uma norma de apoio […]

Qualyteam News

Assine nossa Newsletter e receba as principais informações sobre gestão da qualidade direto em sua caixa de entrada.