Quem ainda não ouviu ou leu alguma coisa a respeito da geração X ou da geração Y ? Talvez muitos de vocês se identifiquem com estas gerações. Mas e a Geração G?
Não! Não tem nada a ver com a tecnologia 3G! Mas do que se trata então?
Interessante a matéria que a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios traz sobre esta nova tendência, a geração G. “G” de Generosidade. Confira abaixo a matéria e algumas dicas que podem servir como inspiração para sua empresa criar um diferencial para conquistar o mercado. Afinal, inovar é evoluir.
Viva a generosidade!
Os Clientes estão atrás de empresas que combatam a ganância
Surge uma nova safra de consumidores. São integrantes da chamada geração G (de generosidade), detectada pela Trendwatching, empresa holandesa de pesquisa e tendência. Para eles, não bastam bons produtos nem preços atraentes. O que chama a atenção são empresas dispostas a fazer tudo por eles – e pela sociedade. “As empresas estão descontentes com a ganância dos empresários e suas conseqüências para a economia”, diz o estudo. Algumas sugestões da Trendwatching para tornar seu negócio mais generoso:
DOE PRIVILÉGIOS
Dê vantagens aos consumidores – e não fique restrito àquelas estritamente relacionadas ao seu produto. Empresas de seguro podem, por exemplo, ceder vagas gratuitas em estacionamentos para os carros dos seus clientes.
OFEREÇA MAIS
Em vez de bombardear os clientes com propagandas, facilite a vida deles. Veja o caso da dinamarquesa Ikea, rede sueca especializada em venda de móveis e artigos para casa. A loja empresta bicicletas para os seus clientes carregarem as compras. Eles compram mais e a Ikea fica com uma imagem simpática.
INVISTA NO VERDE
Empresas comprometidas com a geração G devem agir rapidamente para neutralizar – ou pelo menos minimizar – seus efeitos indesejáveis ao meio ambiente. A adoção de brindes ecológicos pode ser uma boa idéia. Um exemplo: mercados podem doar “ecobags”, sacolas reutilizáveis que substituem as de plástico.
SEJA FLEXÍVEL
Para não parecer ganancioso. Hotéis ganham pontos ao não cobrar uma diária extra pelo checkout atrasado. Lojas de roupas podem realizar trocas sem a nota fiscal para seus clientes fiéis.
Embora os exemplos referenciados nesta matéria sejam de outros países, não precisamos ir tão longe para encontrar este mesmo tipo de generosidade. Algumas empresas no Brasil como a Tecnisa por exemplo, inova o relacionamento pós-venda com o lema: “Carinho antes é interesse. Carinho depois é relacionamento” ao fechar o contrato, a empresa envia um champanhe para o cliente e comemora com ele a grande conquista. Alguns dias depois, é encaminhada uma pasta para colocar os documentos relacionados à transação. Como símbolo do início da construção, o cliente recebe um par de luvas e um capacete para visitar as obras. E, no final, ele recebe as chaves numa caixa decorada.
Seja generoso com seus clientes. O resultado pode ser surpreendente para todos!
Pensemos nisto!
————————————————————-
Fonte: https://revistapegn.globo.com/ – Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios edição nº 247 Ago/2009
Leia mais sobre as tendências para 2010 de acordo com a Trendwatching
4 Comentários. Deixe novo
Giovana!
Muito interessante a matéria, parabéns! Vou começar acompanhar.
Um abração,
Adriana, RS
Oi Adriana!
Agradeço pela sua participação! É uma prazer tê-la como leitora do blog da Qualyteam.
Você também pode participar sugerindo temas, link’s, etc.
Seja bem-vinda!
Abraço!
Olá. Giovana, parabéns pelos temas escolhidos para o blog.
Todos me chamaram muito a atenção. Este em questão me chamou mais ainda….
Acompanharei mais de perto este blog.
Sucesso para todos ai e especialmente para você.
Grande abraço, sucesso e bons negócios.
Atenciosamente.
Aurélio Bardou Martins – aurelio@syonet.com
Diretor Executivo
Syonet Gestão de Clientes – http://www.syonet.com
Olá Aurélio, obrigada pelo seu comentário e pela sua visita ao Blog da Qualyteam.
Seja muito bem-vindo! É um prazer tê-lo como leitor.
Sucesso pra você também!
Grande abraço!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.