qualquer empresa deve passar por um processo de auditoria interna para garantir que todas as suas atividades estejam fluindo de acordo com o planejado, garantindo assim que as metas estabelecidas sejam devidamente cumpridas. O primeiro passo para planejar a auditoria interna é a elaboração do programa anual de auditorias. Obedecendo às diretrizes para auditorias internas de sistemas de gestão da qualidade ISO 9001 e utilizando informações das áreas (setores), é de responsabilidade da gerência da qualidade (ou representante da direção –RD) reunir informações que possam contribuir para que as auditorias sejam programadas. Mas como planejar uma boa auditoria interna? Veja a seguir!
Como planejar uma auditoria interna?
Para planejar uma auditoria em todos os processos de um sistema de gestão, o Auditor Líder (normalmente o RD) elabora um programa anual que estabelece, dentre outros:- As áreas a serem auditadas;
- O cronograma das auditorias (data e hora);
- O escopo da auditoria;
- A norma a ser auditada;
- O nome do auditado e;
- O nome do auditor.
auditorias internas servem como base para a constatação da qualidade dos produtos e serviçosO Representante da Direção seleciona a equipe de auditoria e envia aos membros uma cópia da programação, além de cópias dos checklists e formulários a serem utilizados. Uma reunião entre o Auditor Líder e o Gerente ou Supervisor da área onde a auditoria será realizada deve ocorrer pelo menos uma semana antes da data planejada para a auditoria. Nessa reunião, os seguintes itens devem ser acordados e providenciados:
- Data e horário da auditoria
- Processo a ser analisado criticamente
- Tratamento a ser dado a questões sigilosas ou de maior suscetibilidade
- Nomes dos auditados.