“Cabeças vão rolar”. Quem já foi vítima desse “terrorismo” sabe o mal que um comentário de corredor como esse causa no ambiente de trabalho. Fica aquele “clima” de insegurança e perseguição. É a famosa rádio peão que veicula notícias falsas e distorcidas, incentiva a desunião e faz um enorme mal para todos.
Esse meio é apenas uma manifestação natural e que jamais será extinta, pois é um processo humano se comunicar, interagir, comentar, concordar ou discordar de ações, palavras e atitudes. O rumor atende ao que chamamos a uma condição natural de querer saber o que está acontecendo e procurar meios para sua segurança.
A solução para combater a fofoca parece simples: ser mais rápido do que ela, com uma comunicação interna eficiente e que tenha foco no trabalho.
“ser mais rápido do que ela, com uma comunicação interna eficiente”.
São diversos os meios que as empresas podem utilizar para implantar seu sistema de comunicação. Os mais utilizados são e-mail, jornais, revistas, informativos, intranet, quadro mural e vídeos.
Uma alternativa que vem ganhando força são os blog’s corporativos que, podem ser externos – direcionados aos clientes e com objetivos comerciais e internos – ferramenta de comunicação entre empresas e seus colaboradores.
A linguagem usada é bastante clara, direta e até descontraída, permitindo uma leitura dinâmica e agradável. Sua estrutura permite envio de comentários sobre cada artigo ou texto criado no seu conteúdo, possibilita ganhos reais em tempo, sinergia entre equipes ou entre partes, e otimização de processos operacionais.
Apesar da tecnologia revolucionar a comunicação com múltiplas alternativas de interação, a falha na comunicação ainda é um dos problemas mais apontados em diagnósticos empresariais, ou seja, não basta somar recursos, abrir portais, criar espaço para a comunicação se não houver qualidade no conteúdo.
A organização deve manter os colaboradores sempre bem informados de qualquer que sejam as informações, suas decisões, previsões, objetivos e metas, para que assim não existam boatos dentro da empresa. Quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão. A Comunicação interna amplia a visão do colaborador, dando-lhe um conhecimento sistêmico do processo.
Encontrei no site RH.COM dicas muito simples e fáceis de lembrar para melhorar a comunicação. Achei interessante porque ao invés dos 5 S’s, Ronaldo Marques sugere os 5 “C’s” de uma comunicação interna eficaz. Um pequeno roteiro que pode nos auxiliar.
“não basta somar recursos, abrir portais, criar espaço para a comunicação se não houver qualidade no conteúdo.”
Pergunte-se: a informação que desejo passar…
É clara?
É consistente?
É contínua e frequente?
É curta e rápida?
É completa?
A comunicação é um processo diário permanente, que deve ser avaliado constantemente e tratado como ferramenta estratégica no âmbito empresarial. Investir em tecnologia de comunicação e seus infinitos recursos é indispensável, mas estar atento ao conteúdo e a eficácia da informação é vital.
Para minimizar o malefício da “rádio peão” precisamos utilizar adequadamente nosso conhecimento compartilhando informações para melhorar a interação entre setores e assim sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa.
Experimente, se você ainda não tem um blog, crie hoje mesmo um e exercite sua comunicação. Você vai ficar surpreso com o resultado.
________________________
Para saber mais sobre blog corporativo e conhecer a terminologia da globosfera, assim como tecnologia utilizada e recursos disponíveis acesse http://blogcorporativo.com.br.
2 Comentários. Deixe novo
Podemos dizer que esses é um dos principais desafios das instituições empresarias, independente do seu tamanho.
Olá, Geovana.
Com certeza um grande desafio, pois estamos falando de comportamentos também não é!?
Continue nos acompanhando!
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.