Afinal, o que é a gestão de documentos? A gestão de documentos consiste em uma série de procedimentos tomados para melhorar a localização e a conservação das informações dentro de uma empresa, podendo ser aplicada aos mais diversos setores do negócio. E isso envolve procedimentos que devem ser adotados nas fases corrente e intermediária. A fase corrente diz respeito à etapa em que um documento recém-chegado ou recém-produzido é utilizado diversas vezes, sendo preciso, assim, poder facilmente rastreá-lo e localizá-lo, uma vez que está em fluxo constante. Já a fase intermediária corresponde ao período em que, por mais que o documento já não seja tão utilizado, ainda pode ser procurado algumas vezes, fazendo com que a prioridade seja sua adequada conservação.
Quais os benefícios dessa gestão?
Uma gestão de documentos bem feita e organizada permite que qualquer dado possa ser localizado facilmente, o que melhora o fluxo de informações e permite uma administração muito mais pratica e exata. Mas também há outros diversos outros benefícios envolvidos, como:- Proporciona uma contabilidade mais precisa;
- Facilita a localização de documentos, otimizando tempo;
- Melhora o desempenho do plano de estratégia empresarial;
- Evita retrabalhos;
- Garante a confidencialidade das informações;
- Possibilita a digitalização e o backup de documentos;
- Preserva a história da companhia;
- Evita cópias desnecessárias, reduzindo custos e ajudando o meio ambiente;
- Preenche um dos requisitos para se conseguir um certificado ISO 9001, que pode melhorar a imagem da empresa no mercado e conquistar mais clientes.