Buscar a melhoria contínua em uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso alterar rotinas, melhorar os processos, diminuir desperdícios e criar uma nova cultura, o que emanda tempo, força de vontade de toda equipe e dinheiro. Uma forma de alcançar esses objetivos é através da implantação de um sistema de qualidade em gestão. Uma das formas muito conhecidas, diz respeito à implantação da Norma ISO 9001, que parte de dois princípios: melhoria contínua e satisfação do cliente.
De acordo com o consultor e auditor para sistemas de gestão da qualidade Ivan Gonçalves, qualquer empresa, seja ela uma indústria ou prestadora de serviços, pode melhorar processos e diminuir desperdícios. E esses são os principais objetivos da ISO 9001, que além disso, promove o aumento da credibilidade da empresa com seus clientes. “Você desenvolve uma metodologia assegurando a entrega do produto conforme a necessidade e expectativa do cliente”, explica.
Para garantir o que a ISO 9001 propõe é necessário passar por quatro estágios, de acordo com o auditor: primeiro o planejamento, depois a execução das atividades, em seguida a checagem e verificação dos resultados e por fim a atuação em cima dos resultados. Pode parecer fácil, mas o caminho é longo. Segundo Gonçalves, esse processo leva de um ano e meio a dois anos. Depois, quando se acredita que atingiu os resultados, é necessária a realização de uma auditoria, que vai avaliar se a empresa atigiu os requisitos exigidos internacionalmente.
Entre os benefícios citados pelo auditor estão:
- a melhoria na operação dos processos,
- a identificação da causa de problemas,
- a redução do desperdício e
- a promoção da cultura da qualidade.
Fonte: Revista ACIBALC Empresas & Negócios. Balneário Camboriú, n.25, set. 2014.