Sumário
Como foi criado?
O BSC foi criado em 1992 por Robert Kaplan e David Norton, professores da Harvard Business School. Desde então, a ferramenta vem sendo aplicada em várias instituições tanto do setor público como do âmbito privado e até mesmo em ONGs. E foi analisando os resultados atingidos por algumas dessas empresas que Norton e Kaplan perceberam que o BSC deixaria rapidamente de ser um sistema de medição para virar um sistema de gestão eficiente, por meio do qual os gestores discutem sobre as melhores estratégias e maneiras realmente eficazes de gerenciamento.
O que é BSC?
O Balanced Scorecard — indicadores balanceados de desempenho — é voltado para o gerenciamento estratégico das empresas. Tal metodologia propõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não foque apenas nas informações financeiras ou econômicas. Dessa forma, os indicadores financeiros passam a não ser o bastante para assegurar que a empresa está ou não no caminho certo. É preciso monitorar, juntamente com esses resultados financeiros e econômicos, o desempenho do mercado e de seus clientes, além de analisar processos internos, tecnologia e inovações, já que a adequada aplicação da soma dessas tecnologias, inovações e pessoas pode fazer com que o desempenho da empresa aumente consideravelmente.
Para que e a quem serve?
O BSC aponta em quais áreas de mercado será vantajoso competir e quais clientes atrair, proporcionando também uma visão do futuro com um respectivo planejamento de caminho rumo aos objetivos almejados. Mas diferentemente do que se pode pensar, essa não é uma técnica voltada para os contadores! O BSC é destinado, na verdade, para os executivos que precisam tomar decisões sobre processos de produção, operações, objetivos, clientes e produtos, buscando sempre atingir o planejamento estratégico da organização. É, assim, um método que ajuda os gestores a desempenharem uma estratégia de forma clara, fazendo com que cada funcionário se envolva e seja incluído em sua implementação.
Com uma visão integrada da empresa, é mais fácil e lógico definir a estratégia de forma bem mais organizada, por meio dos objetivos em quatro perspectivas: aprendizado e inovação, processos internos, mercado e financeira, todos relacionados entre si. Além do mais, o BSC garante o devido alinhamento das metas, juntamente com os indicadores de desempenho. Assim é possível ter o controle da gestão de forma integrada. Cada objetivo contará com um ou dois indicadores, com planos a ele relacionados.
A construção de um BSC proporciona um diálogo intenso entre a alta direção das empresas e seus colaboradores, fazendo com que assim se crie um alinhamento para a estratégia. Nesse cenário, quanto maior for a organização, maior também será a chance de a estratégia ser atingida!
Agora nos conte: como funciona o BSC na sua empresa? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!
Respostas de 3
O BSC é uma excelente ferramenta e proporciona muitos benefícios à organização, permitindo ter uma visão do todo.