Praticamente todas as empresas inovam, mas poucas inovam de forma ordenada e confiável. “Uma máquina de inovação pronta em 90 dias” é o título da matéria principal da revista Harvard Business Review, edição de dezembro. Separamos aqui no post alguns trechos que nos fazem pensar em como adotar práticas de inovação na nossa empresa. Vale à pena ler a matéria na íntegra.
Identifique algumas áreas de exploração que se alinhem com as necessidades dos clientes …Forme uma pequena, mas dedicada equipe de inovação…
MVIS, este termo foi tomado emprestado do mundo das startups enxutas onde o ”produto mínimo viável” denota um protótipo funcional despojado usado como ponto de partida para desenvolver um novo produto. “Sistema de inovação mínimo viável” refere-se aos blocos de construção fundamentais que permitem à empresa começar a criar uma função de inovação confiável e estratégicamente focada. Um MVIS garantirá que boas ideias sejam incentivadas, identificadas, compartilhadas, analisadas, priorizadas, subsidiadas, desenvolvidas, recompensadas e comemoradas.
Para estabelecer um MVIS, você precisa separar seus esforços de inovação do núcleo e de novo crescimento. Identifique algumas áreas de exploração que se alinhem com a necessidades dos clientes e que você possa fornecer. Forme uma pequena, mas dedicada equipe de inovação e designe executivos patrocinadores para guiá-las da forma como capitais de risco comandam as companhias e seu portifólio.
Estamos adontando as melhores práticas? Aprenda fazendo!
Para garantir que nenhum passo crítico foi esquecido, use check lists:
- O desenvolvimento da inovação está sendo guiado por uma equipe pequena, mas focada com experiência relevante, ou seus membros estão preparados para aprender á medida que avançam?
- A equipe passou tempo suficiente com potenciais clientes para adquirir uma compreensão profunda sobre eles?
- Ao pensar em novas formas de atender esses clientes, a equipe analisou processos em outros segmentos e países?
- A equipe é capaz de definir claramente o primeiro cliente e um caminho para chegar a outros?
- A ideia da equipe é consistente com a área de oportunodade estratégica na qual a empresa tem uma vatangem convincente?
- O modelo de negócio que a ideia propõe está descrito detalhadamente?
- A equipe apresenta uma hipótese rasoável e válida sobre a lucratividade do produto?
- Os membros da equipe identificaram tudo o que deve ser verdade para que a hipósese funcione?
- A equipe tem um plano para testar todas essas incertezas, atacando primeiro as mais importantes? Cada teste tem um objetivo claro, uma hipótese, previsões específicas e um plano tático de execução?
- Os custos fixos são suficientemente baixos para facilitar correções de curso?
- A equipe demosntrou um viés direcionado para a ação com rápida prototipagem da ideia?
Criar um MVIS não o tranformará milagrosamente numa Pixar ou Amazon, mas poderá ajudá-lo a fazer progressos tangíveis de aumento de previsibilidade e produtividade de investimentos críticos em crescimentos futuros.
____________
Fonte:
“Uma máquina de inovação pronta em 90 dias”. Scott D. Antohon – Harvard Business Review, Ed dez. 2014, p.37 a 44.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.