Empresas que utilizam a inteligência competitiva implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes
As implicações do ambiente de negócios, dos concorrentes e da organização em si exigem que as empresas sejam cada vez mais rápidas, focadas e ao mesmo tempo flexíveis na busca e na manutenção da vantagem competitiva.
Empresas que utilizam a inteligência competitiva aprendem mais rápido e implantam mudanças e inovações com mais eficácia que seus concorrentes e com isso possuem melhores condições de detectar e avaliar ameaças e oportunidades (SWOT) e definir qual será a melhor estratégia. Estas empresas são percebidas como visionárias pelo mercado e também pelos clientes que percebem que elas os entendem e ”advinham” o que eles desejam, apresentando inúmeras vezes, algo surpreendente que os encanta, sobre o qual eles nem haviam pensado (inovação).
Inteligência Competitiva é o processo de coleta, análise e disseminação éticas de inteligência acurada, relevante, específica, atualizada, visionária e viável com relação às implicações do ambiente de negócios, dos concorrentes e da organização em si, segundo a Sociedade dos Profissionais de Inteligência Competitiva ou Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP).
Alfredo Passos, professor de MBA Executivo da ESPM de São Paulo, em sua entrevista ao site RH.com.br afirma que 80% das informações sobre os concorrentes encontra-se na própria empresa, pesquisa realizada pela SCIP. Ou seja, é preciso conversar com os diversos profissionais da empresa para juntar todas as informações relevantes. Os outros 20% devem ser buscados através de um cruzamento de informações públicas, como por exemplo: Internet, teses, documentos governamentais, mídia, palestras e entrevistas pessoais. Não é preciso se recorrer a técnicas ilegais como espionagem, vazamento de informações, subornos, coerção, colocando a empresa em grave risco frente à sociedade.
Informações coletadas de forma ética e legal ajudam vencer, descobrir as táticas e superar concorrentes atuais e potenciais.
Melhores decisões levam a empresa a crescer, a obter melhor rentabilidade e lucro.
Algumas vantagens em estar atento à concorrência:
• Minimizar surpresas advindas dos concorrentes.
• Identificar oportunidades e ameaças.
• Obter conhecimento relevante para formular nosso planejamento.
• Aprender com os erros, acertos e apostas da concorrência.
• Compreender que tipo de impacto nossas ações estratégicas terão sobre nossos concorrentes
• Compreender a repercussão de nossas ações no mercado.
• Rever e realinhar nossa estratégia.
• Garantir meios para uma maior sustentabilidade do nosso negócio.
Melhores decisões levam a empresa a crescer, a obter melhor rentabilidade e lucro, o que em última instância é o objetivo de empresários, dirigentes ou profissionais que lidam com as complexidades do mercado atual. Mais do que monitorar os movimentos da concorrência é aprender com seus erros e acertos.
___________________________________________________
Bibliografia sugerida:
GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência competitiva: como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.