Nada pode ser tão favorável para o sucesso profissional quanto o poder da confiança quando nos relacionamos com nossos clientes. Todos já fizemos essa pergunta: o que devo fazer para conquistar a confiança dos meus clientes?
A resposta é simples: CONFIE e SEJA CONFIÁVEL:
A confiança não é criada por decreto ou slogan, mas por meio de ações concretas, tomadas todos os dias em todos os níveis da empresa.
Apesar de não ser fácil, dê o exemplo. Agir corretamente nas situações diárias, ser coerente consigo e com os outros em seu comportamento é fundamental para garantir a integridade do seu negócio. A confiança é conquistada por meio de atitudes, ações acertadas e proativas continuadas.
Quer ser íntegro com seus clientes e com as pessoas ao seu redor? Cumpra suas promessas. Não cumprir promessas é o mesmo que mentir.
Podemos dizer que a credibilidade é uma combinação de caráter e competência. Ter caráter significa dizer a verdade, admitir erros e ignorância, corrigir erros, não falar de ninguém pelas costas, demonstrar respeito, saber ouvir o outro. Ter competência significa cumprir o prometido, realizar as tarefas por inteiro, procurando entregar até mais do que se espera.
Empresas constroem confiança ajudando seus clientes a alcançarem seus objetivos de negócio. Para uma empresa construir relacionamentos de confiança deve começar desenvolvendo princípios fundamentais para guiar suas ações.
Demonstrar a mesma dedicação a todos os clientes, das maiores corporações e empresas públicas até a padaria da esquina, pode ser um desses princípios.
Stephen M. R. Covey em seu livro O Poder da Confiança sugere 13 comportamentos que vão construir e permitir que você mantenha sua confiança.
O que é preciso fazer para se manter confiável?
Quer ser íntegro com seus clientes e com as pessoas ao seu redor?
1. Falar diretamente com as pessoas;
2. Demonstrar respeito;
3. Ser transparente;
4. Apresentar direitos e deveres;
5. Mostrar lealdade;
6. Apresentar resultados;
A confiança é conquistada por meio de atitudes, ações acertadas e proativas continuadas.
7. Estar em constante desenvolvimento;
8. Confrontar a realidade;
9. Esclarecer as expectativas;
10. Praticar contabilidade na sua empresa;
11. Antes de tudo, ouvir;
12. Manter promessas;
13. Confiar nos outros.
O autor diz também que a confiança sempre produz dois resultados – a velocidade e o custo. Quando a confiança decresce, a velocidade também decresce e os custos aumentam. Por outro lado, quando a confiança é alta, a velocidade aumenta e o custo decresce.
“Quando você adota essas maneiras de agir, é como fazer “depósitos na conta da confiança” (Covey, S. ).
_______________________________________________
Referência
COVEY, S.M.R O Poder da Confiança: o elemento que faz toda a diferença Editora Campus. 2008.
Veja também:
http://www.wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1892&language=portuguese
http://www.marcomendes.com/ArquivosBlog/Stephen_Covey.pdf
http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2002/173.htm
1 Comentário. Deixe novo
Faz todo o sentido os argumentos apresentados. Pena que esse tipo de tema não se constitua em objeto de currículo das escolas brasileiras, particularmente as escolas de nivel superior. Particularmente na área jurídica e na área médica.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.